PRÉMIO Heróis PME

"Tudo começou em 2010, com uma pequena parafarmácia e um cabeleireiro situados em Oiã, junto à estação de Comboio. A visão da linha férrea fez crescer a vontade de irmos mais longe. E foi assim que, em 2015, abrimos uma loja online que é hoje um dos maiores e mais importantes players portugueses nas áreas de hair & body care, a Loja do Shampoo. Bem dizia Alberto Caeiro “Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver no Universo”. Por isso, a Onlifarma é hoje uma porta aberta a todos os que nela quiserem entrar. 

A Onlifarma - Health & Beauty, empresa que atua no mercado da saúde, beleza e cuidados de higiene de venda, nasceu em 2010 e iniciou a sua atividade em 2011 com dois pequenos espaços físicos em Oiã. Contudo, o crescente fenómeno da digitalização, e o consequente incremento exponencial de novas tecnologias digitais, associado ao potencial crescimento do E-commerce, deu o mote para a transição para o digital e para a oferta de transações online. Detém, neste momento, cinco marcas: Paula Ferreira - Cabeleireiros, MIM - Muse in me, Loja Kérastase - Paula Ferreira, AveiroFarma - Produtos e Medicamentos Naturais e a Loja do Shampoo, que destacarei nesta apresentação. 

No início, era possível comprar online os produtos que a empresa oferecia fisicamente, com maior comodidade, depois, a visão estratégica de negócio levou a empresa a crescer em termos de oferta e de mercado de atuação. 

Em 2015, nasce a marca Loja do Shampoo, atualmente designada de Loja do Shampoo - Cosméticos e Perfumes. Começou por ser uma “pequena loja” 100% online de venda de shampoo, mas depressa passou a ser um dos maiores players nacionais, a operar nas áreas de hair & body care, conquistando a fidelidade de mais de 80 000 clientes portugueses. 

Conta, atualmente, com um catálogo de mais de 15 000 produtos de excelência e de 240 marcas de referência de produtos de Haircare, Perfumaria, Cosméticos e Bem-Estar. O projeto físico e online cresceu e o número de colaboradores tem vindo a aumentar, sendo atualmente uma empresa de referência na criação de postos de trabalho na região de Aveiro, com potencial de crescimento. 

No presente, a Onlifarma enfrenta alguns desafios característicos do comércio físico tradicional mas, acima de tudo, beneficia das oportunidades do mercado online global. A marca Loja do Shampoo assume-se como o primeiro projeto em Portugal a comercializar marcas de beleza seletivas, como é o caso da Kérastase, Armani, Yves Saint Laurent ou Prada. Além disso, é o único projeto de beleza em Portugal focado no mercado português: 99% dos clientes da Loja do Shampoo são portugueses e residentes em Portugal. Isto significa que a Onlifarma é detentora de uma marca que, com toda a confiança, se pode afirmar que deu a Portugal um projeto de beleza global focado nos portugueses. A nossa estratégia sempre foi focada no cliente, nos projetos físicos e online. 

"No online, a experiência positiva do cliente, seja do ponto de vista de navegação em toda a plataforma, seja na entrega das encomendas é claramente reconhecida através das mais de 21 mil opiniões positivas recolhidas no último ano. Estas opiniões são prova da relação bem-sucedida com os nossos clientes mas prova, sobretudo, que os desafios estão a ser superados e que a nossa equipa de colaboradores está focada no crescimento da empresa. 

Somos uma empresa inovadora, posicionamo-nos de forma diferenciadora no mercado porque somos um projeto 100% português e para portugueses. 

Num futuro próximo, entraremos numa fase de crescimento e expansão: estamos prestes a entrar no mercado espanhol, através de uma nova marca de e-commerce e já temos planos de novas incursões internacionais. 

O ritmo de crescimento acentuado tem contribuído para a criação de emprego, fazendo de nós uma empresa que contribui também para o crescimento da comunidade na qual se insere. Esta terá sido com certeza uma das muitas razões para que a Onlifarma seja hoje uma das empresas detentoras de dois Prémios Gazela (2018-2019). Com mais de 180 mil clientes no seu portfólio, a Onlifarma terminou 2021, com um volume de faturação na ordem dos 13 Milhões de Euros, o que mostra claramente o crescimento sustentável que tem tido desde a sua fundação. A visão estratégica de Lino Ferreira da Silva, fundador da Onlifarma, tem permitido que, hoje, a Onlifarma seja vista como um projeto de referência em Portugal em constante crescimento."".

-Publicado por www.heroispme.pt